A Escola Estadual de 1° Grau Santa Julia foi criada pelo decreto n° 4.596, de 7/6/1959, funcionou como “Secção” do Liceu Paraibano, em 1960, inicio de suas atividades com 197 alunos. Desligou-se do Liceu através do ato n° 4.596, de 07 de junho de 1968, que autorizou o seu funcionamento como pessoa jurídica.
Com a lei 5.692/71, no ano de 1973, a integrar as unidades do Complexo Escolar Santa Julia, recebendo alunos de quatro Unidades de 1° fase para o ingresso na 2° fase do 1° Grau.
A Escola Estadual Santa Julia era considerada a maior escola de 2° fase do 1° Grau da rede estadual de ensino, com 2.160 alunos, funcionando nos três turnos, sob a Administração da professora Maria do Socorro Vieira Montenegro.
Atendia a uma clientela, da 2ª fase do 1ª grau do ensino fundamental, nos turnos matutino, vespertino e noturno. A Escola Santa Júlia era de educação religiosa e 4 anos após a morte de Padre Hildon Bandeira pároco da Igreja Santa Júlia houve a mudança de nome de Escola Estadual Santa Júlia para Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira atendendo pedido de sua irmã a Assembléia decidiu homenageá-lo, dando seu nome à escola em 1988.
Por determinação da Secretaria de Educação do Estado neste ano de 2013 o Ensino Fundamental foi extinto passando a Escola funcionar apenas com o Ensino Médio.
Atualmente a Escola Estadual de Ensino Médio Padre Hildon Bandeira abrange cerca de 63% de alunos de outros bairros e 37% de alunos do bairro da Torre, atende alunos na faixa etária de 15 a 50 anos no ensino Médio Regular e EJA nos três turnos Manhã, Tarde e Noite no horário das 07:00 às 22:30.
A Escola atende alunos residentes nos bairros da Torre, Mandacaru, Treze de Maio, Mangabeira, Valentina, Tambauzinho, Bessa, Expedicionários (João Pessoa), Renascer, na cidade de Cabedelo e Bayeux.
A Escola Estadual de Ensino Médio Padre Hildon Bandeira esta localizada na Av. Caetano Filgueiras, s/n, no bairro da Torre, João Pessoa – PB. Tendo atualmente a frente os gestores Carmelita Pereira Bezerra e Valber Filgueiras Pessoa.
A escola Padre Hildon Bandeira conhecida também como PHB tem uma estrutura física invejável contando com:
· 13 salas de aula;
· Uma biblioteca;
· Uma quadra poliesportiva
· Um refeitório;
· Uma sala de professores;
· Uma diretoria;
· Uma secretaria;
· Uma cozinha;
· Seis banheiros;
· Laboratórios de informática, química, física, matemática,biologia e robótica.
. Sala de vídeo.
. Salão de eventos e auditório
. Sala de Artes e Pintura
PADRE HILDON:
Nasceu em Caldeiras, Estado da Bahia, em 18 de novembro de 1913. Ingressou no Seminário de Salvador, em 1 de fevereiro de 1926, transferindo-se depois para o seminário de Aracaju, Sergipe. Concluiu seu curso eclesiástico, no Seminário da Paraíba e recebeu o presbiterado, no dia 30 de novembro de 1937, pela imposição do Exm. Srº. Arcebispo Dom Moises Coelho na Catedral Metropolitana. A Escola Santa Júlia era de educação religiosa. E após a morte de Padre Hildon Bandeira a sua irmã decidiu homenageá-lo, dando seu nome à escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário